curso de formação
MASSAGEM RÍTMICA
 

 

 

 

 
 
'Ouça e você esquece; Veja e você lembra; Faça e você entende.'
Rudolf Steiner

 

 

 

linha3.png

Deslizamentos Rítmicos

 

Introdução

Terapias externas como compressas, deslizamentos, massagem e banhos são muito importantes na medicina Antroposófica e representam a parte central do

sistema integrativo que a Antroposofia propõe. Elas atuam por meio da pele para dentro do ser anímico espiritual do homem e no sistema nervoso elas despertam percepções diferenciadas de toque, calor ou frio. Também conhecemos as funções de regeneração da pele e seu metabolismo diferenciado que ocorrem no inconsciente.

Terapias externas podem influenciar diretamente os nossos corpos suprassensíveis alterados por uma doença. Elas atuam na profundidade e atuam também sobre o organismo como um todo em caso de patologias graves. A percepção interna e a atuação da substancia terapêutica se unem numa vivência em conjunto.

Os deslizamentos são uma técnica para a aplicação de uma substância: gel, pomada ou óleo para o corpo inteiro, numa região especifica ou em órgãos. O efeito terapêutico da substância é levada ao paciente de forma rítmica com muita leveza. O toque é apenas uma leve respiração na superfície da pele e as mãos conduzem os fluxos do nosso

sistema hídrico. Assim o processo visa manter todas as partes do corpo numa relação viva. A substância desenvolve sua ação terapêutica durante o descanso que segue após a aplicação.

 

Efeito geral

O deslizamento Rítmico tem efeito de permear o corpo com calor e ativar a respiração. Por seu intermédio consegue-se soltar e relaxar a musculatura contraída. Ele age estimulando os fluxos e, por isso, pode estimular uma região do corpo ou ativá-la no caso de uma estase.

O efeito de um deslizamento rítmico não se limita à região tratada, mas sim no ser humano inteiro. O movimento que respira ritmicamente ativa as forças vitais, motivo pelo qual, logo depois, a parte do corpo friccionada propicia a sensação de estar mais vivificada, mais “grossa” e mais leve. Igualmente ocorre a estimulação das forças de autocura, que constituem uma parte das forças vitais.

Mediante a força ordenadora e estabelecedora de equilíbrio do ritmo, todos processos rítmicos no ser humano podem ser revigorados e eventuais transtornos

podem ser compensados. Harmonizam-se os processos respiratório e circulatório. Também se influenciam positivamente o ritmo de sono e vigília, pois um deslizamento para distúrbios de sono pode ter efeito relaxante e calmante e nas dificuldades de acordar o efeito pode ser estimulante e vivificante. Os deslizamentos rítmicos frequentemente podem ser aplicados no cuidado geral do corpo, nos cuidados básicos e emprego terapêutico das mais diversas queixas e distúrbios.